Áreas de
atuação e colaboração

Formas de intervenção

As intervenções da Rede Campus Sustentável podem ser concretizadas sob diversas formas e contextos. Idealmente devem basear-se numa abordagem holística e integrada a que a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência, e Cultura (UNESCO) designa de abordagem “Whole-School”. Considerando esta abordagem integradora, bem com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, as práticas ou dimensões da Educação para o Desenvolvimento Sustentável podem ser essencialmente de 6 tipos (de acordo com as áreas identificadas para as comunicações para as conferências da Rede).

Nesta secção analizaremos as seis formas de intervenção seguintes.

Áreas de atuação e colaboração

Operações

As práticas e técnicas relacionadas com as diferentes operações a nível das instalações das Instituições de Ensino Superior podem ser muito diversificadas numa perspetiva de melhoria do desempenho para a sustentabilidade das Instituições. As medidas mais usuais para alteração do campus, seus edifícios e sua comunidade são, por exemplo, relacionadas com:

  • Gestão de resíduos;
  • Eficiência energética;
  • Mitigação das alterações climáticas / adaptação às alterações climáticas;
  • Gestão da água de consumo e tratamento das águas residuais;
  • Consumo de papel, plástico e outros consumíveis (tal como referido na Resolução de Conselho de Ministros 141/2018);
  • Transporte e mobilidade sustentável de e para a instituição;
  • Ordenamento e planeamento dos edifícios;
  • Acessos a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida;
  • Parques de estacionamento (segundo Decreto-Lei 81/2006)
  • Uso de produtos de comércio justo;
  • Compras públicas sustentáveis;
  • Medidas de saúde, segurança e bem estar;
  • Espaços verdes e biodiversidade;
  • Atividade em geral que promova a economia circular.

Existem diversas ferramentas de suporte que poderão apoiar e servirem de guia às organizações para melhorar o seu desempenho para a sustentabilidade em termos de infraestruturas, nomeadamente Sistemas de Gestão Ambiental, da Qualidade e Segurança e Higiene no Trabalho, Avaliação de Ciclo de Vida de Produtos, Rótulos/Galardões Ecológicos e Sistemas de Certificação e Excelência Ambiental na Construção. Uma destas ferramentas é  o (Programa Eco-Escolas) no Ensino Superior. Existem normalmente Normas da ISO – International Standard Organization que apoiam a implementação destas ferramentas voluntárias.

Em Portugal muitas IES têm desenvolvido atividades nos seus campi.
Caso conheça um bom exemplo desta atividade comunique-nos !!

Gostaria de pertencer à rede RCS Portugal ?

Rede Campus Sustentável - Portugal (RCS-PT) é uma rede de cooperação entre pessoas de instituições de ensino superior (IES) nacionais para a implementação dos princípios e a prática do desenvolvimento sustentável nas vertentes ambiental, social e económica.

Áreas de atuação e colaboração

ENSINO E CURRICULA

Ao nível da formação e da incorporação nos curricula de questões relacionadas com a sustentabilidade, as ações podem-se efetuar a vários níveis, desde a incorporação/integração de temáticas da sustentabilidade em disciplinas já existentes (de acordo com a abordagem de “Multiple-Perspective” da UNESCO), à criação de módulos dentro de uma disciplina (por exemplo turismo sustentável, numa disciplina sobre turismo) ou de uma disciplina separada (p.ex. Ambiente e Sustentabilidade) e ainda até à criação de cursos formais (p.ex. Engenharia para a Sustentabilidade) sempre numa perspetiva de interdisciplinaridade.

Em Portugal muitas IES têm desenvolvido atividades de investigação neste domínio.

Caso conheça um bom exemplo desta atividade comunique-nos !!

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Áreas de atuação e colaboração

Investigação & Desenvolvimento

As práticas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável nas IES devem estar em constante evolução para uma aplicação mais ampla e com maior eficiência/eficácia, sendo por isso, fundamental a realização de investigação e desenvolvimento científico nesta área. Entre as áreas de investigação no âmbito da temática do campus sustentável nas IES podem-se apontar as seguintes:

  • Investigação em geral que contribua para o Desenvolvimento Sustentável
  • Práticas de ciência para a sustentabilidade
  • Laboratórios com práticas sustentáveis
  • Novas formas de aprendizagem e métodos de ensino (transformadores, interdisciplinares, inovadores);
  • Sistemas de pensamento holísticos e transdisciplinares;
  • Formas de ultrapassar barreiras desde os líderes/gestores aos estudantes e todo o staff;
  • Formas de avaliar a mudança de atitudes;
  • Ferramentas de envolvimento e participação dos atores-chave;
  • Estudos de caso (casos de sucesso de práticas e EDS);
  • Investigação-ação (por exemplo em ambientes reais de aprendizagem);
  • Novas teorias;
  • Transferência de conhecimento e estratégias de colaboração entre a academia e a prática.
  • Inovação nas operações no campus.

Em Portugal muitas IES têm desenvolvido atividades de investigação neste domínio.

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Áreas de atuação e colaboração

Avaliação e Comunicação

A dimensão da comunicação e avaliação da sustentabilidade  nas IES está relacionada com a prática de medir, reportar, avaliar para as partes interessadas internas e externas o desempenho das organizações no sentido dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A avaliação é normalmente efetuada através do uso de indicadores de desempenho, e a sua comunicação através de relatórios de Sustentabilidade, existindo normas e guias de apoio ao seu desenvolvimento (e.g. as Normas da Global Reporting Initiative Guidelines ou da International Standardisation Organisation).

Existem ainda ferramentas específicas para avaliar a sustentabilidade das Instituições de Ensino Superior. Veja algumas das “Ferramentas de Avaliação” listadas aqui.

Em Portugal algumas IES têm desenvolvido relatórios de sustentabilidade ou aplicaram ferramentas de avaliação da sustentabilidade. Caso conheça um bom exemplo desta atividade comunique-nos.

Guia de Boas Práticas Ambientais IPVC

Instituição: IPVC
Para mais info, clique no PDF.

Relatórios de Eficiência Energética (consumos)

Instituição: IPVC
Para mais info, clique no PDF.

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Áreas de atuação e colaboração

Gestão Organizacional

A incorporação da sustentabilidade nos sistemas de governação e gestão das IES, pode ser efetuada sob diversas formas:

  • Modelos de governança institucionais: Comprometimento das organizações através de políticas, visão, missão, criação de um gabinete de Sustentabilidade, estratégias e assinatura de declarações (e.g. Copernicus Chapter, Declarações de Barcelona e Tailloires, Documento produzido na Conferencia do Rio + 20 “The Future we Want”). Para mais informações, clique aqui.
  • Envolvimento de estudantes, professores, trabalhadores em participação em ações para a sustentabilidade;
  • Participação em rankings de sustentabilidade;
  • Alteração nas práticas de gestão, top down ou bottom up;
  • Alterações internas e inovação, nomeadamente através da alteração dos modelos mentais.

Em Portugal muitas IES têm desenvolvido práticas a nível dos sistemas de governação. Caso conheça um bom exemplo desta atividade comunique-nos.

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