Conferência Campus Sustentável 2022 – chamada para comunicações

A Conferência Campus Sustentável 2022 (CCS2022) é um evento promovido pela Rede Campus Sustentável, Portugal, organizado pelo Instituto Politécnico de Leiria, que irá decorrer nos dias 26 e 27 de outubro de 2022, no Campus 2 do Instituto Politécnico de Leiria, em regime híbrido.

A CCS2022 constitui um fórum de discussão e reflexão sobre os mais recentes avanços na investigação, inovação e práticas na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas Instituições de Ensino Superior em Portugal e nos países da lusofonia.

Sob o tema “PARCERIAS PARA A NEUTRALIDADE CARBÓNICA NO CAMPUS: RELAÇÃO ACADEMIA-COMUNIDADE”, este evento pretende também servir de plataforma de colaboração e intercâmbio de ideias entre estudantesacadémicosinvestigadores especialistas, na procura de soluções inteligentes e inovadoras para um futuro mais sustentável.

O programa da CCS2022 contará com sessões plenárias, sessões paralelas e sessão de posters. Os autores das comunicações orais têm a possibilidade de fazer a apresentação dos seus trabalhos nas sessões paralelas, estando previsto um tempo e espaço, para uma breve apresentação dos pósteres. 

LISTA DE TÓPICOS

Sob o tema “PARCERIAS PARA A NEUTRALIDADE CARBÓNICA NO CAMPUS: RELAÇÃO ACADEMIA-COMUNIDADE”, toda a comunidade é convidada a apresentar as suas contribuições, alinhadas num dos seguintes tópicos:

Operações e iniciativas inteligentes para um Campus Sustentável

Neste tópico pretende-se explorar as estratégias de sustentabilidade e otimização de recursos ao nível da energia, água, conforto interior, iluminação, qualidade do ar e projetos de mobilidade sustentável;

Do pensamento linear ao circular

Neste tópico exploram-se as estratégias inovadoras relacionadas com o paradigma dos 5R(s) (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e economia circular;

Promover a dimensão social e cultural da sustentabilidade no Campus

Neste tópico exploram-se as iniciativas relacionadas com as componentes sociais da sustentabilidade no campus, nomeadamente, acessibilidade, saúde e conforto, estética urbanística, alimentação e gastronomia, responsabilidade social, criação de espaços verdes e sustentáveis;

Smart Campus

Pretende-se dar conhecer os sistemas ou tecnologias inovadoras que, tirando partido de plataformas digitais e redes de sensores e atuadores inteligentes e/ou espalhados em vários setores do campus, permitem uma utilização mais eficaz dos espaços. Por exemplo, para melhorar a eficiência no estacionamento, na iluminação, no aquecimento, na qualidade do ar, na segurança e manutenção das instalações, etc.;

Educação para a sustentabilidade 

Este tópico procura divulgar a inovação e as práticas pedagógicas no Ensino e curricula para a Sustentabilidade nas IES. Conhecer as instituições que utilizam a sua infraestrutura como laboratórios vivos (Living Lab) para o ensino da sustentabilidade. Inclui também as iniciativas envolvendo a comunidade académica e a sociedade, através de campanhas, parcerias, etc.

Planeamento, governança e comunicação

Este tópico procura divulgar a forma como as IES se organizam, direcionam recursos e elaboram os seus planos, políticas e estratégias tendo em vista a promoção de sustentabilidade. Também se incluem as iniciativas de comunicação e avaliação da sustentabilidade no Campus.

INFORMAÇÃO DE SUBMISSÃO

A língua oficial da Conferência é o Português. Não obstante, o Inglês poderá ser usado enquanto idioma opcional.

Os autores são convidados a submeter os resumos alargados em Português ou Inglês, até ao dia 24 de junho de 2022.

Os resumos deverão ter uma extensão máxima de duas páginas A4 e seguir a estrutura e requisitos definidos no Template de Resumos.

Oprocesso de revisão e aprovação das contribuições será realizado por pares, sendo que a comissão de avaliação, constituída por membros da Comissão de Programa, poderá alterar o tipo de comunicação inicialmente indicada pelos autores.

Cada autor pode fazer no máximo duas apresentações (oral e/ou poster), sendo notificado da aceitação do resumo até dia 31 de julho de 2022.

Posteriormente, após a Conferência, será editado um livro de resumos com ISBN, em formato digital.

A submissão de resumos à Conferência Campus Sustentável 2022 será feita com recurso à plataforma EasyChair, sendo que na fase de submissão os autores devem indicar a forma desejada de apresentação, seja comunicação oral ou apresentação de poster.

INSCRIÇÕES

O formulário de inscrição pode ser acedido a partir da página da Conferência Campus Sustentável 2022

Para qualquer esclarecimento adicional, por favor enviar e-mail ou usar o formulário de contacto na página do evento.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.