Escola Superior Agrária de Coimbra reduz 28% o consumo de energia primária e 43% as emissões de CO2


mais

A convite da autoridade de gestão do POSEUR, a ESAC apresentou, a 20 de setembro, os resultados da primeira operação concluída no contexto de programa destinado à Eficiência Energética na Administração Central

“Os resultados são muito positivos”, disse à agência Lusa a professora Marta Lopes, que concebeu o projeto em conjunto com o Vice-Presidente da ESAC, Rui Pires Amaro, beneficiando de um financiamento europeu de 370 mil euros.

Marta Lopes, que é também investigadora do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESC), salientou que o “grande ganho” desta iniciativa para a sustentabilidade energética e ambiental foi também “a melhoria das condições de trabalho” e das aulas no edifício central da ESAC, estabelecimento integrado no Instituto Politécnico de Coimbra (IPC).

Por iniciativa da autoridade de gestão do POSEUR, os dois responsáveis intervieram numa sessão técnica de esclarecimentos sobre o terceiro aviso de concurso a este programa operacional, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

A experiência da ESAC no domínio da eficiência energética foi apresentada como “um caso de sucesso e exemplo a seguir por outras entidades” públicas.

“Esta é também uma oportunidade de os alunos aprenderem”, disse à Lusa Marta Lopes, que exerce a docência na área do ambiente.

O desenvolvimento do projeto tem contribuído para estudantes, funcionários e professores da ESAC adotarem aos poucos “comportamento mais responsáveis” no campo da eficiência energética, sublinhou.