Webinário “A CERTIFICAÇÃO DO CAMPUS DA UTAD PELOS REFERENCIAIS NP/EN/ISO 14001 E 50001 – Desafios e oportunidades até à certificação” – 16 julho 2020 – 17:00

Por iniciativa do Grupo de Trabalho em Governança e Estratégia para a Sustentabilidade, realiza-se no próximo dia 16 de julho de 2020, às 17:00, um novo webinário, desta vez conduzido pelo Prof. Amadeu Borges, dedicado à experiência de implementação e certificação pelas normas ISO14001 (sistema de gestão ambiental) e ISO50001 (gestão de energia) na UTAD.

A participação no webinário requer inscrição que pode ser efetuada aqui.

Amadeu Borges é Professor Auxiliar do Departamento de Engenharias da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). É Pró-Reitor para a área do Património e Sustentabilidade da UTAD, acumulando a direção da Unidade de Manutenção de Infraestruturas e Sustentabilidade desde 2013. Foi Diretor dos cursos de Licenciatura e Mestrado em Engenharia Mecânica entre 2009 e 2017. Até à data supervisionou 84 tese de mestrado (6 delas em curso) e 6 bolseiros de investigação em projetos financiados. Foi investigador responsável em 25 projetos de I&D financiados nas áreas das fontes de energia renovável, da eficiência energética e da sustentabilidade no uso de recursos e participou em 10 projetos de I&D (diversos em colaboração com empresas e um projeto Europeu H2020 na área da transição energética). É diretor da revista Renováveis Magazine e Gestor Local de Energia e Carbono. Publicou o livro “Simulação de Escoamentos de Camada Limite Turbulenta – Estudo Numérico” e publicou 5 capítulos em livros, um dos quais “Aproveitamento Energético da Biomassa Residual” no livro “Emissão de Gases e Sequestro de Carbono em Sistemas Florestais”. Tem realizado prestação de serviços nas áreas da valorização energética de resíduos e de biomassas e da eficiência energética, nomeadamente para o setor Industrial e para o setor da Administração Local. Tem 7 patentes, uma das quais na valorização energética e hídrica de efluentes. Produziu diversas publicações de caráter nacional e internacional na área da utilização eficiente de energia e das fontes de energia renovável. É docente das Unidades Curriculares de Termodinâmica Aplicada, de Mecânica dos Fluidos Computacional e de Gestão de Energia.