Webinário “A certificação ISO14001 no ISCTE – Experiência e resultados” – 9 julho 2020 – 14:30

Por iniciativa do Grupo de Trabalho em Governança e Estratégia para a Sustentabilidade, realiza-se no próximo dia 9 de julho de 2020, às 14:30, um webinário conduzido pela Prof. Catarina Roseta Palma, dedicado à experiência de implementação e certificação pela norma ISO14001 (sistema de gestão ambiental) no ISCTE.

A participação no webinário requer inscrição que pode ser efetuada aqui.

A Prof. Catarina Roseta Palma é professora associada do Departamento de Economia no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. É diretora da Sustentabilidade no ISCTE-IUL (desde 2018). Os seus interesses de investigação são na gestão de recursos hídricos, nomeadamente no que diz respeito à gestão de aquíferos e às políticas tarifárias. Também tem trabalho publicado sobre desenvolvimento sustentável e sobre decisão em contexto de incerteza. Trabalhou como consultora para as ARH Alentejo e Algarve e para o INAG, bem como para o Ministério do Ambiente e Comissão Europeia. Foi membro da Comissão para a Reforma da Fiscalidade Verde (2014). É associada da European Association of Environmental and Resource Economists, em cujas conferências participa regularmente, e foi eleita EAERE Council Member para 2010-2013 (vice-presidente em 2012-2013). Entre outras, também pertence à Associação Hispano-portuguesa de Economia de Recursos Naturais e Ambiente (AERNA), a cuja Junta Diretiva pertenceu entre 2005 e 2011. Ensina Economia do Ambiente e Recursos Naturais e Microeconomia em vários níveis de ensino, além de dar formação empresarial na área da Sustentabilidade.

Quem estiver interessado em dar uma vista de olhos a um pequeno documento introdutório da Organização Internacional de Standards, pode clicar aqui.

Neste documento pode-se ler:

“An organization with a certified environmental management system is managing its interactions with the environment and is demonstrating its commitment to :a) enhancement of environmental performance and the protection of the environment ;b) fulfilment of compliance obligations ;c) continually enhancing its environmental management system to achieve its environmental objectives.