Mesa-redonda – O financiamento da sustentabilidade no ensino superior: onde estamos, para onde vamos? 29 de março, 11 horas

As Instituições de Ensino Superior (IES) têm vindo a assumir de forma crescente e consistente uma aposta forte em políticas institucionais alinhadas com a Agenda 2030, em todas as dimensões dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Numa boa parte das dimensões da sustentabilidade, a concretização de orientações ou de projetos específicos requer a mobilização de recursos adicionais, tanto materiais como humanos. Num endémico contexto de sub-financiamento, as IES têm que se adaptar de forma a garantirem que os recursos destinados a esta nova frente de atividade não prejudicam o financiamento de outras frentes.

Por outro lado, pode sempre alguém argumentar que a Agenda 2030 é, sobretudo, um novo modo de encarar a maneira de estar na sociedade e de intervir nela. Nessa lógica, as IES terão que adaptar as suas anteriores formas de trabalhar, em todas as esferas de atividade, modificando hábitos e procedimentos, sem que isso conduza necessariamente a um aumento da necessidade de recursos em termos gerais.

O debate sobre o financiamento da sustentabilidade no ensino superior está por fazer. Não são conhecidas as posições das IES sobre o tema. Nem as suas aspirações, nem as suas opiniões, nem as dificuldades que têm sentido na adaptação ao paradigma da sustentabilidade, nem os métodos ou as abordagens. Também não se sabe que importância tem o “green washing”, se é que tem alguma, no ensino superior. Também não é conhecida a opinião da comunidade do ensino superior em geral, estudantes, corpo técnico, investigadores, docentes, sobre a suficiência, ou falta dela, dos recursos necessários às políticas de sustentabilidade das IES.

A Rede Campus Sustentável, através do Grupo de Trabalho em Governança e Estratégia para a Sustentabilidade, pretende contribuir para este debate com uma mesa-redonda animada por três docentes com experiência de gestão de IES onde as políticas de sustentabilidade têm tido visibilidade. Espera-se um debate rico e animado.

Link para a sessão Zoom:

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96436637854?pwd=Z0kxRlpNbEQyY2lqcFRvVzhJWjBwdz09

 

CARLOS MATA

Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal. Responsável pelas áreas de
Sustentabilidade; Marketing e Comunicação; Cultura; Relacionamento com a Comunidade externa; Empregabilidade; Rede Alumni.

FALCÃO E CUNHA

Professor Catedrático do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial, foi Diretor da FEUP no período 2014-2022 e delegado de Portugal ao programa Horizonte 2020 na área dos transportes inteligentes, ecológicos e integrados (2013-17).

ROQUE BRANDÃO

Vice-Presidente do ISEP e responsável pela sustentabilidade. Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e especialista em programação.

GT de Governança e Estratégia para a Sustentabilidade